Dicionário Pedro Topete Apple Blog Portugal

Dicionário iOS

Para quem já utiliza ou até mesmo para quem tem um novo dispositivo da Apple aqui fica um pequeno “dicionário” sobre o mundo iOS. Para aqueles que por vezes se questionam por exemplo: O que é o SDK? Aqui ficam as respostas para questões desse tipo.

App Store: Loja virtual criada pela Apple para que os utilizadores de iPhone, iPad e iPod Touch possam fazer downloads gratuitos ou pagos de aplicativos presentes nessa loja. Esses aplicativos são desenvolvidos com o SDK para o iOS.

iTunes Store: A iTunes Store é um loja virtual da Apple onde se pode encontrar música, vídeos, podcasts, filmes,  series e audiobooks. Nesta loja pode-se encontrar conteúdos pagos assim como gratuitos.

iBooks Store: Loja virtual de livros para o iPad, iPhone e iPod touch, estes livors não se encontram em formato físico, mas o seu aspecto depois de ser efectuado o download tenta ser o mais realista possível.

Aplicativos (app): Cada ícone que vemos no nosso iPhone, iPod touch ou iPad ou é um jogo ou um utilitário, estes dois são designados de aplicativos ou apps. Como nas anteriores existem jogos grátis assim como utilitários e outros pagos. Todos eles tem de ser retirados directamente da App Store.

App universal: O mesmo aplicativo funciona em todos os ecrãs, seja iPhone, iPod Touch ou iPad.

SDK: É o interface onde se podem desenvolver os aplicativos para a plataforma iOS.

iOS: É o sistema operativo do  iPhone, iPod touch e iPad. Para ser mais explicito, cada dispositivo tem um sistema operativo, actualmente o rival do iOS é o Android.

Mac OS X: É o sistema operativo de todos os Mac. Da mesma forma que o Windows está para PC (personal computer ou computador pessoal).

Software: É o sistema operativo que por exemplo pode ser o iOS, Mac OS X ou Windows.

SpringBoards/homescreen: São as páginas do dispositivo cada pontinho branco que se encontra por cima da dock corresponde a uma página de aplicativos, não é possível deixar páginas em branco.

Lockscreen: É o ecrã inicial que aparece antes de se desbloquear.

Pasta/Folder: Como o próprio nome indica é uma pasta onde se guardam, organizam aos aplicativos. Como criar pastas no iPhone, iPod ou iPad? Simples, basta deixar o dedo em cima de um aplicativo até começar a tremer e depois simplesmente arrastar para cima de outro.

folder/pasta

Dock: Barra que se encontra na base do dispositivo, por norma vem apenas com 4 aplicativos, no caso do iPad suporta até 6 aplicativos. Se tivermos jailbreak podem ser colocados muitos mais.

dock iOS

Backup: Cópia de segurança de tudo o que temos no dispositivo, que pode ser feita no iTunes ou no iCloud.

Upgrade: É quando actualizamos o firmware do dispositivo.

Downgrade: É quando regredimos no firmware do dispositivo, por exemplo do 6.0 para o 5.0.

Baseband: Exclusivo no iPhone, basicamente é um modem interno que é o que controla as transmissões de dados do aparelho como EDGE/3G e internet.

Desbloqueio/Unlock oficial pela operadora: Desbloqueio oficial feito de forma legal pele operadora ou  pela Apple, onde se pode utilizar o iPhone ou iPad em qualquer operadora.

Desbloqueio/Unlock da operadora com hack: Desbloqueio ilegal sem a aprovação da Apple este tipo de desbloqueio é combatido em cada actualização de firmware.

Desbloqueio: É um termo confuso pois pode-se referir ao desbloqueio de operadora ou jailbreak.

Jailbreak: Com o jailbreak é possivel fazer tudo aquilo que a Apple não permite.

 

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s