A experiência iOS 7

20130919-125705.jpg

Como já devem ter reparado o iOS 7 foi disponibilizado para download durante o dia de ontem. Já tenho umas horas de teste com o novo iOS 7, e muito sinceramente não sei dizer o que acho. Uma coisa que estou a gostar particularmente é a actualização de algumas apps para um visual gráfico mais limpo mais bonito e minimalista. Ontem durante a actualização, ou antes dela, pensei que não iria conseguir sequer conseguir fazer o download do iOS 7. Pois pensei que a afluência fosse tanta que os próprios servidores da Apple fossem bloquear. Que eu tenha conhecimento em Portugal isso não se verificou, mas esta situação de sobrecarga de acesso a servidores verificou-se no Brasil onde pessoas não conseguiram efectuar o download do iOS 7.
Bem, vamos ao que interessa. A actualização do iOS 7 por OTA demorou sensivelmente 40 a 50 minutos. Depois recebemos algumas palavras de boas vindas em diversas línguas, e aparentemente é como se fosse um novo dispositivo iOS nas nossas mãos. Tudo isto com um novo visual gráfico, quase tudo em branco sem fundos coloridos ou algo que nos leve a pensar que estamos a trabalhar com o anterior iOS. É solicitada a nossa conta iCloud e vão surgir uns passos de como mexer no novo sistema. Depois disto tudo surge a grande surpresa para quem ainda não tinha visto, o ecrã principal completamente redesenhado com aqueles novos ícones… Que ainda não os consigo descrever… Não os consigo descrever mesmo, são minimalistas, estranhos e ao mesmo tempo básicos de mais, mas estranhamente agradáveis.
Não existe comparação possível sobre o anterior iOS 6 e o novo iOS 7. Sir Jonathan Ive, o mundialmente famoso designer britânico não redesenhou um sistema operativo, ele criou um novo iOS de raiz e o resultado foi isto. Algumas funcionalidades adicionadas são extremamente úteis, a nova central de notificações, o novo centro de controlo com acessos rápidos é bastante prático.
Ups! Onde está o Finder? Tive alguma dificuldade em perceber que ele ainda lá estava, mas demorei um pouco a entender onde estava. Para utilizar o Finder basta colocar o dedo em cima dos ícones e deslizar suavemente para baixo, desta forma vai aparecer da parte superior do ecrã uma barra translúcida que será o nosso Finder.
As pastas, bem… As pastas estão lá mas diferentes, os ícones agora são maiores e organizados por páginas dentro da própria pasta. Mas acho que as pastas estão um pouco “mortas”, sem “sabor”. O fundo vazio do interior deixa um pouco a desejar, parece um borrão no meio do nosso wallpaper.
Gosto muito do Safari, mal o abri após a configuração inicial já lá tinha todos os meus marcadores provenientes do Safari do meu Mac, o visual das páginas vistas de uma forma superior e em 3D está muito bem conseguido. O Multitasking, está diferente mas mesmo muito diferente! Agora temos janelas na horizontal com a imagem do que temos aberto. Para encerrar os apps que temos abertos basta deslizar o dedo para cima e a aplicação encerra.
O calendário está com um aspecto também muito mais “clean”, tornando-o mais agradável. Os fundos agora podem ser dinâmicos ou estáticos. Suponho que o consumo de bateria dos fundos dinâmicos seja superior, tal como acontece nos Androids. Mas o mais agradável é que mesmo com uma imagem estática, e mexendo o dispositivo lentamente iremos ter noção de profundidade entre os ícones e a imagem.
Na câmara fotográfica também se notam diferenças. Agora temos direito a efeitos em tempo real e a própria edição de fotografia foi bastante melhorada e com mais opções para edição.
Está é a minha análise muito superficial das primeiras horas de utilização do iOS 7. Com o passar dos dias as análises serão mais detalhadas.

20130919-125835.jpg

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s