Vieram as redes sociais prejudicar as operadoras móveis? [opinião]

20131207-110545.jpg

Estamos a viver numa era tecnológica, estamos a viver numa era em que uma grande percentagem da informação que adquirimos diariamente é proveniente das redes sociais.

Anteriormente, antes da fase do Facebook, as pessoas comunicavam entre si por mensagem de texto as SMS. Este tipo de mensagens tinham um custo e caracteres limitados. Ainda agora funciona assim, mas os pacotes que as operadoras móveis oferecem aos seus clientes são mais acessíveis, mais económicos e grande parte das vezes incluem SMS, MMS e video chamadas grátis entre as mesmas redes. Já para não falar que quase todas as operados, se não todas, incluem gratuitamente com a mensalidade um pacote de acesso à internet. O que se tem verificado, e isto sucede no meu grupo de amigos e inclusive comigo, é que as redes sociais transformaram-se num meio de comunicação entre os jovens. Quando é necessário comunicar com pessoas de outras operadoras, praticamente nunca utilizo o saldo do telemóvel, uso a maneira mais prática e eficaz, mandar uma mensagem pelo Facebook, não tem limite de caracteres e conseguimos ver se a mensagem foi lida. As operadoras móveis neste momento conseguem “vender” os seus pacotes aos jovens aliciando-os com um pacote de internet e falando em redes sociais. Já não existem publicidades como existiam anteriormente, em que eram anunciados directamente os preçso por mensagem para as outras operadoras. Isso morreu, como disse as chamadas e as mensagens são grátis, mas isso já não é o suficiente, as gerações mudam e as necessidades também. O Facebook é o meio de comunicação entre milhões de pessoas, pessoas que deixaram de utilizar o telefone e o telemóvel. Milhões de pessoas que se comunicam e que se vêem sem restrições e a um custo mensal mínimo.
Eu seu do tempo em que uma chamada para o estrangeiro era praticamente um filme de terror, mas não precisamos de ir tão longe, uma chamada em Portugal que fosse feita de Carviçais para Albufeira era como falar dentro de um pavilhão com um concerto a decorrer. Era mesmo muito mau, mas as redes sociais depois das telecomunicações móveis, vieram ajudar na melhoria das comunicações de uma forma bastante significativa.
É claro que em termos profissionais as comunicações móveis para já e actualmente nunca poderiam ser substituídas, mas de uma forma particular essa situação é possível que seja efectuada.
Assisto diariamente a jovens que no seu local de ensino já possuem redes Wi-Fi e os seus meios de comunicação não são os modernos smartphones, mas sim simples iPods Touch. Os mesmos permitem-lhes um acesso à internet e a estarem em comunicações através das redes sociais. É pouco provável que isto venha a acontecer, mas será que é possível que se as operadoras móveis não inovarem venham a ser extintas?

Pedro Monteiro

Um comentário sobre “Vieram as redes sociais prejudicar as operadoras móveis? [opinião]

  1. Pingback: Anônimo

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s