iOS 9 o futuro é mac ipad iphone

Como configurar uma rede VPN no iPhone

Uma rede VPN ou Virtual Private Network é uma rede que nos concede segurança durante uma comunicação. Esta segurança virtual é obtida por algumas técnicas de criptografia que nos permitem ter uma rede quase pessoal sem problemas de privacidade.

Por norma as redes VPN são utilizadas em empresas para permitir que exista uma maior segurança e confidencialidade nas comunicações. Se estivermos numa rede pública e aberta uma ligação VPN é uma opção para nos manter em segurança. Já todos usufruímos de redes wireless abertas, quando vamos a um café, a um centro comercial na rua proveniente de uma fonte desconhecida… tudo isto provoca algumas vulnerabilidades à informação dos nossos dispositivos. Uma configuração VPN pode ser efectuada em redes wi-fi ou pelos dados da operadora. Ligações pela rede da operadora tem sempre um custo associado, não se esqueçam disso.

Nos dispositivos iOS os servidores VPN são suportados pelos seguintes métodos de autenticação:

  • L2TP/IPSec com autenticação do utilizador por palavra-passe MS-CHAPV2, RSA SecurID ou CryptoCard, bem como autenticação da máquina por segredo partilhado.
  • PPTP com autenticação do utilizador por palavra-passe MS-CHAPV2, RSA SecurID ou CRYPTOCard.
  • Cisco IPSec com autenticação do utilizador por palavra-passe, RSA SecurID ou CRYPTOCard, bem como autenticação da máquina por segredo partilhado e certificados. O Cisco IPSec funciona com VPN a pedido para os domínios que especificar.
  • Também pode utilizar apps VPN de terceiros disponíveis na App Store. Estas apps poderão utilizar outros protocolos.

A informação sobre os métodos de autenticação é fornecida pela Apple na sua página oficial.

Vamos lá a um pequeno tutorial de configuração de uma rede VPN para o iPhone

  • Temos de seleccionar as Definições > Geral > VPN.
  • Seguidamente temos de seleccionar a opção Adicionar configuração VPN.

Ecrã Adicionar configuração

  • Terá de solicitar ao administrador da rede para configurar a ligação manualmente. Caso já tenha uma configuração VPN no seu computador empresarial as configurações são as mesmas, portanto é só introduzir a informação que encontrar nas configurações.

Depois de configurada a rede VPN vão ter de ir às Definições e como podem ver na imagem que se segue vão ter uma opção a dizer “VPN” é só activar. Quando a ligação por VPN é efectuada com sucesso vão ver no canto superior esquerdo a informação de se encontra ligado a uma rede segura.

Ícone da VPN na barra de estado

Caso não consigam ter acesso a um administrador de redes, ou até mesmo se querem utilizar a vossa rede VPN dentro da própria empresa, em casa ou até mesmo na rua em locais público, podem sempre utilizar programas gratuitos.

Podem utilizar por exemplo, o VPN Express que é uma versão grátis, ou então Free VPN – Onavo Protect. Por experiência própria posso adiantar já que quase todos os programas da Onavo instalam um novo perfil no iPhone ou no iPad. Essas instalações são seguras, não pondo em risco o dispositivo.

Pessoalmente quando quero utilizar uma ligação VPN não me dou ao trabalho de fazer as configurações manualmente, utilizo o programa Unlimited Free VPN by betternet, o mesmo instala uma app que faz tudo sozinha, todas as configurações são feitas automaticamente. Para activar ou desactivar a ligação VPN basta ir ao ícone da aplicação que vai surgir no vosso ecrã e depois de abrirem a aplicação só tem de activar ou desactivar a ligação.

Para quem nunca utilizou uma rede VPN nestes dispositivos, fica a saber que a segurança pode trazer alguns inconvenientes. Alguns deles são o conflito com alguns programas que precisem de internet para funcionar, os quais ficam em leitura contínua a tentar ligar à rede mas sem sucesso (acontece esporadicamente).  Outro dos problemas é que em alguns casos a velocidade de ligação fica visivelmente mais lenta.

 

 

8 comentários sobre “Como configurar uma rede VPN no iPhone

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s