bitcoin icon  o futuro é mac

Bitcoin, o que é? Como usar?

Muito se tem falado nos últimos dias sobre esta moeda virtual, mas será que entendemos o que é ou até mesmo como funciona? Passo a explicar:

Desconhece-se a origem do Bitcoin, e até à uns dias não se sabia quem era o criador desta revolucionária moeda virtual, mas agora descobriu-se que por trás do pseudónimo de Satoshi Nakamoto está um técnico de informática australiano de 44 anos, chamado Craig Steven Wright.

Em 2009 o Bitcoin teve a sua primeira aparição e foi criado com o intuito de se poder efectuar transacções sem comissões.

O Bitcoin foi originalmente criado em 2009
O Bitcoin foi originalmente criado em 2009

Designado como BTC, o Bitcoin é um sistema de pagamento virtual que começou a tornar-se atractivo no mundo financeiro à relativamente pouco tempo. Atenção que apesar de ser uma moeda virtual não substitui o dinheiro real, e é uma moeda com o valor instável, portanto qualquer tipo de investimento nesta moeda deve ser meticulosamente ponderado.

Como usar a moeda virtual Bitcoin

Primeiro ponto é necessário criar uma carteira virtual para armazenar o BTC. Algo semelhante ao PayPal. Essa carteira pode ser gerida pelo computador ou pelos smartphones para os smartphones sejam eles Android ou iOS existem apps distintas para o fazer. Mas as apps aconselhadas pelo próprio BTC são as da LUXSTACK KK que estão disponíveis para Android e iOS. Ambas as apps estão disponíveis para smartwatch, o que facilita muito mais o acesso à informação.

Normalmente para criar uma conta online seja de que banco for demora uma eternidade, pois as burocracias são algo completamente inevitável, aqui para criar uma conta Bitcoin, não se demora mais de um minuto e tudo o processo é feito online sem qualquer tipo de problema.

Alguns dos sites mais conceituados para as carteiras virtuais para quem se inicia neste novo modelo financeiro são:

Todas estas carteiras virtuais são extremamente intuitivas e facilmente nos adaptamos ao seu funcionamento.

Segundo ponto, vamos vincular a nossa conta bancária à carteira virtual.

Depois de abrir a sua conta BTC, só tem de comprar os seus primeiros Bitcoins. E como é o procedimento? Igual ao da conta PayPal, fornecer alguns dados ao banco ao qual estamos a vincular a nossa carteira virtual. Os dados solicitados pelo banco costumam ser os seguintes:

  • Número da conta
  • Identificação da agência
  • Nome completo do proprietário

Terceiro ponto, comprar Bitcoins com dinheiro real. Depois de vincular os seus dados com o banco é possível comprar Bitcoins, na nossa carteira criada no primeiro ponto vamos ter uma opção chamada “Buy Bitcoin”, se a vossa carteira tiver opção em português vão ver “comprar Bitcoin”.

É de salientar um ponto bastante importante! Os Bitcoins são uma moeda com um valor comercial como todas as outras, no momento em que fizermos uma “compra” de um Bitcoin vamos ter a informação do valor da nossa moeda e do BTC. Imaginem que estamos a comprar acções mas com dinheiro virtual. Isso valoriza e desvaloriza o valor comercial da moeda tal e qual como o valor das acções.

Recentemente muitas empresas online começaram a aceitar o BTCs como moeda de pagamento. Entre essas temos as seguintes:

 (Photo by George Frey/Getty Images)
O Bitcoin tem um valor comercial instável nos mercados financeiros para quem investir tem de ter cuidado pois o seu funcionamento é como o das acções. (Photo by George Frey/Getty Images)

NOTA: Se tiverem alguma experiência de acções conseguem ganhar muito dinheiro com a compra de Bitcoins quando o valor do mesmo estiver mais baixo.

Existem ainda em todo o mundo alguns ATMs (caixas multibanco) única e exclusivamente para Bitcoins, Portugal está na lista desses países. Seleccionem para verem a localização dos mesmos aqui.

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s