Música Pedro Topete Apple Blog Portugal

Melhor alternativa gratuita ao Apple Music

Na minha opinião, a melhor alternativa de todas ao Apple Music está ao nosso alcance de forma gratuita. Como? Simples.

Incrivelmente a melhor alternativa que eu encontrei para não ter de me vincular a uma fidelização com a Apple é o VLC. Sim o VLC, como? Questionam-se vocês. Vá vamos lá ver qual a verdadeira função do Apple Music. O Apple Music, não passa de um serviço na “cloud” onde a nossa música é armazenada, onde posteriormente, e com acesso à internet conseguirmos aceder ao nosso conteúdo do iTunes sem termos de ocupar espaço no dispositivo.

Muitas das nossas músicas são “ripadas” de CDs, ao introduzirmos um CD no leitor o iTunes faz automaticamente uma cópia de segurança guardando a mesma dentro do programa.

Devem continuar intrigados de como é que o VLC nos substitui o Apple Music, mas nada mais simples que isto, todos nós temos as nossas contas nas “clouds” certo? A mais famosa de todas é a Dropbox, evidentemente que como todos os serviços na núvem a Dropbox tem uma tabela de preços para o armazenamento. Inicialmente quando activamos a conta temos gratuitamente 2GB, mas esse espaço pode ser aumentado gradualmente e de forma gratuita. Como? Bem, ao instalarmos a aplicação do programa no computador, o utilizador ganha mais espaço gratuito, ao enviar convites aos amigos, o utilizador ganha novamente espaço gratuito. Se um amigo aceitar o nosso convite para aderir à Dropbox ganhamos logo 250MB, o que parece ser pouco na realidade, mas pensem que este espaço dá para 2 ou 3 CDs completos de música.

O VLC para o iOS [download aqui], tem integração com diversas nuvens, são elas:

Qualquer um destes serviços pode ser acedido pelo VLC, mais concretamente na opção “Network”.

 

As imagens que se seguem são de uma ligação à minha Cloud, neste caso à BOX onde possuo 50GB de armazenamento.

1 o futuro é mac Alternativa gratuita ao Apple Music
É desta forma que acedemos ao conteúdo da nuvem pelo VLC
2 o futuro é mac Alternativa gratuita ao Apple Music
Aqui o exemplo do conteúdo das pastas onde nos permite fazer download

Se as núvens estiverem devidamente organizadas temos os nossos CDs prontos a tocar, e outra das funcionalidades que o VLC tem é a possibilidade de poder fazer o download das músicas directamente para o dispositivo sem ser necessário utilizar o iTunes. O download como podem ver na imagem que se encontra acima pode ser efectuado na seta cor de laranja que se encontra do lado direito de cada música. Podem ver na primeira imagem que o mesmo símbolo surge quando visualizamos todos os álbuns, o que nos permite fazer o download do álbum completo de uma só vez.

O visual do VLC para este efeito não é uma obra de arte desenhada especificamente para isto, mas quando fazemos o download das nossas músicas para o dispositivo ele automaticamente separa-as por CD ou artista.

O player terá de ser o próprio VLC, as músicas não transitam para a app nativa do iOS.

O mesmo pode ser aplicado no sistema Android. [VLC para Android download aqui ]

 


 

Actualização

Depois de um amigo me ter chamado à atenção via Facebook com a seguinte mensagem: “tá mal, o Apple Music é mais do que isso“, resolvi acrescentar mais umas linhas.

O que é o Apple Music?

  • É um serviço de música da Apple disponibilizado a nível mundial. Para o mesmo funcionar precisa do iOS 8.4 instalado no dispositivo, seja ele iPad, iPhone ou iPod touch.
  • O mesmo permite que se ouça música online mesmo que nunca se tenha adquirido a mesma. Por esse motivo é se paga uma mensalidade para poder usufruir dessas funcionalidades, ouvir sem possuir o CD e sem se fazer download, tal e qual o Spotify. [7 alternativas ao Apple Music]
  • Estando registado no Apple Music, para além de ouvir a música, é possível também fazer download da mesma a qual teremos acesso offline.
  • O Apple Music pode ser acedido pelos seguintes sistemas: Windows, Mac, Android e Apple TV.
  • Recentemente a Apple disponibilizou o Apple Music para o sistema Android. [Apple Music lançado para Android]
  • O Apple Music funciona por streaming, o seja precisa de Internet para funcionar. Apenas as músicas que foram anteriormente guardadas no dispositivo é que podem ser ouvidas sem acesso a uma rede.
  • Com o lançamento do serviço a Apple disponibilizou 3 meses de serviço gratuito, podendo o utilizador aceder a toda as funcionalidades do serviço durante esse período. Mesmo durante o período de teste os utilizadores não são “massacrados” com publicidades como é possível ver noutros programas da concorrência.
  • Para aceder ao Apple Music não é preciso instalar nada no iOS, os dispositivos que já estejam com o software preparado para o efeito vão conseguir aceder a esta função através do programa nativo para ouvir música.
  • É possível ouvir as músicas do Apple Music no Apple Watch depois de transferidas para o iPhone.
  • Para aceder ao Apple Watch no PC ou no Mac apenas temos de instalar o iTunes e o acesso dá-se por aí.
  • O Apple Music permite ao utilizador aceder ao Beats 1, uma rádio que transmite durante 24 horas por dia, 365 dias por semana com uma programação toda em inglês. A apresentação das rádios será feita por 3 DJs em 3 cidades diferentes, um em Londres, outro e Nova York e outro apresentador em Los Angeles.
  • Connect, uma “rede social” criada pela Apple para colocar o público em contacto directo com os seus artistas favoritos.  Aqui não existem perfis falsos, todos os que se encontram nesta rede tem de ser aprovados pela Apple. A rede Connect está inserida no Apple Music e mostra o conteúdo que muitas vezes os artistas escondem do público em geral. Podemos ter acesso a fotografias de bastidores e conteúdo exclusivo de alguns artistas.

Um comentário sobre “Melhor alternativa gratuita ao Apple Music

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s