ces-international-2016-pedro-topete-apple-blog-portugal

CES 2016 – Faraday Future apresentou o futuro dos carros

A empresa que mais me suscitou interesse desde que a conheci foi a Faraday Future, e a mesma marca presença na CES 2016 como uma startup. Esta empresa que tanto me intriga deu-nos a conhecer o ultra revolucionário e futurista protótipo do FFZERO 1.

O protótipo FFZERO 1 da Faraday Future
O protótipo FFZERO 1 da Faraday Future

 

Como tinha dito anteriormente a CES 2016 tem muitas empresas de renome e outras startups, esta Faraday Future é uma dessas startups que prometem dar “cartas” no mundo dos veículos inteligentes.

Já tinha demonstrado o meu interesse nesta empresa, a qual acho que é uma empresa fachada da Apple. Aqui deixo as minhas justificações para isso.

Durante a apresentação da FFZERO 1 o porta voz da Faraday Future disse que a Faraday Future iria revolucionar o mundo do automobilismo assim como o iPhone revolucionou a industria das telecomunicações. O que podemos esperar desta empresa? Para já a única coisa que nos foi apresentada foi um protótipo, o qual certamente nunca mais iremos ver. A Faraday Future prometeu-nos um veiculo revolucionário já para o próximo ano, em 2017. Este protótipo que poderia ser o veículo do futuro, é imponente, arrojado mas não passa de um veiculo “modelo” para dar a conhecer público as potencialidades desta empresa que continua envolta em mistério. Vamos então conhecer o FFZERO 1, como mencionei, este é um protótipo mas os próximos modelos da empresa vão ser baseados neste conceito por aquilo que nos deram a entender na CES. O FFZERO 1 foi concebido para suportar 4 motores eléctricos, o que lhe daria 1000 cavalos de potência. Essa potência faz com que em apenas 3 segundos o veículo atinja os 100 Km/h, e a velocidade máxima pode ir até aos 320 Km/h.

Este protótipo é estranho pois tem uma cúpula de vidro, e o suposto condutor teria de aceder ao veículo pela parte superior, o que na realidade não seria nada prático. Tudo neste protótipo foi pensado ao pormenor, deixando-nos a mente a fervilhar de como será o resultado final em 2017.

O projecto do FFZERO 1 da Faraday Future, foi concebido em conjunto com a Nasa, o que não é nada mau para uma “startup” como lhe chamam. Aparentemente o design foi inspirado na gravidade zero, ou seja uma viagem neste veiculo não iria transmitir qualquer tipo de fadiga ao condutor e transmitiria uma sensação de “leveza”, talvez isto signifique que a força da velocidade não fosse sentida, ou pelo menos minimizada. Essa sensação de conforto seria dada pela posição do banco do condutor, aliás do único banco que o carro possui, o mesmo tem uma inclinação de até 135º, o que é o ângulo ideal para proporcionar o conforto para o corpo humano. Mas a 135º o condutor não consegui visualizar a estrada, como poderia conduzir? Um dos extras que a Faraday Future implementou no veiculo seria a sua capacidade de conduzir sozinho, portanto o condutor que passaria a passageiro não se teria de preocupar com nada.

Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (1) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (2) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (3) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (4) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (5) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (6) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (7) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (8) Faraday Future o Futuro é Mac FFZERO 1 carro inteligente carro do futuro Apple VPA Variable Plataform Architecture (9) ffzero1_06-800x416

O veículo possui uma doca para colocarmos o nosso smartphone na parte central do volante. Depois de sincronizado com o veiculo poderemos obter os dados biométricos do condutor, e ainda todas as informações do veículo. A implementação de sensores biométricos num veículo, para mim é novidade, não sei se o mesmo já existe no mercado mas penso que não. Cada smartphone que é acoplado ao veiculo pode ter as suas próprias configurações, portanto cada vez que o condutor é mudado e um novo smartphone emparelhado ao veiculo este irá adaptar-se a cada condutor com as suas próprias definições.

Se este veiculo algum vez visse o alcatrão da estrada iria utilizar uma plataforma chamada “VPA”, ou seja Variable Platform Architecture. Esta VPA iria dar “personalidade” a todos só veículos que fossem criados com base na integração do smartphone a aprendizagem do veículo iria fazer com que não existissem 2 veículos iguais, pois cada veículo seria único.

Mesmo depois da apresentação do FFZERO 1 a Faraday Future continua a ser uma empresa mistério, o que nos foi dado a conhecer foi uma ideia para vender a imagem da empresa. Não nos foi apresentado um produto que podemos adquirir daqui a uns meses como a Parrot e a Lenovo fizeram. Conhecemos um protótipo que nos demonstra a capacidade desta promissora empresa.

É de salientar que Faraday Future é uma concorrente com capacidade de fazer frente à TESLA a empresa que domina o mercado dos carros eléctricos.

Agora deixo a dúvida no ar, será que a Faraday Future com o seu FFZERO 1 é a responsável pelo “Projecto: Titan“?

 

Deixo-vos aqui um vídeo interactivo do protótipo FFZERO 1, com as setas do canto superior esquerdo podem simular a visão dentro do veiculo durante uma viagem.

 

 

 

4 comentários sobre “CES 2016 – Faraday Future apresentou o futuro dos carros

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s