Apple Store Loja Apple Pedro Topete Apple Blog Portugal

Os protótipos da Apple que nunca viram a luz do dia

Agora que se começa a especular quanto ao novo iPhone 7 e às suas características, vamos voltar atrás no tempo até à década de 80 e analisar um conjunto de produtos conceptuais que não chegaram a ser comercializados.

protótipo apple flipphone o futuro é mac

Entre 1982 e 1990, Hartmut Esslinger e o seu atelier de design foram responsáveis pela estratégia visual dos produtos. Usando uma linha desenvolvida por si, a Snow White, foi aplicada nos produtos da Apple a partir de 1984 com o Apple IIc e Macintosh II, catapultando-a de uma start-up de Silicone Valley para uma marca de referência global.

Em 2014, Hartmut lançou um livro de nome Keep It Simple – The Early Design Years of Apple onde é possível observar múltiplos protótipos e maquetes de ideias desenvolvidas por ele. Entre as diversas fotos encontramos vários produtos que só mais tarde seriam desenvolvidos e apresentados ao mercado como são o caso do Apple Phone, que podemos considerar como o que mais tarde veio a tornar-se o iPhone, e no entanto mesmo sendo um modelo de 1983, conseguiu prever o design de flip phone que estaria em voga 20 anos mais tarde ou o Apple Pro onde já vemos uma projecção do actual Apple Watch.

Nesta visão futurista de Esslinger encontramos ainda ideias como Apple Bashful, um tablet que já dispunha de um pequeno acessório semelhante ao Pencil para interagir com o Bashful além de uma linha de acessórios complementares como um teclado ou leitor de disquetes. O Apple New York também mostra características de portabilidade ao ter uma pega lateral e um ecrã ajustável.

No que toca a computadores, podemos ver múltiplos exemplos de modelos de all-in-one com alguns de construção modelar que notóriamente não passaram da fase conceptual pela sua constituição em esferovite enquanto outros pareciam prontos a entrar no mercado.

Mais uma vez o factor portabilidade é demonstrado com o portátil Apple Computer que tem as suas semelhanças com os Macbooks dos últimos anos. Contrastando com este temos também o Apple Line, uma impressora que em conjunto com um terminal assumia funções de fax, incluíndo teclado, telefone e coluna, no que se entende como uma visão modelar para o sector empresarial.

Por último, uns auriculares que são muito parecidos a muitos in-earphones presentes no mercado mas que mesmo na sua simplicidade mostram um dos elementos referentes à linha de design Snow White, com as linhas verticais ao longo do auscultador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Um comentário sobre “Os protótipos da Apple que nunca viram a luz do dia

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s