Luzes desfocadas Apple Blog Portugal Pedro Topete

O que é o Night Shift? Como configurar?

Sejamos honestos, a Apple quer queira quer não, neste caso quer assuma ou não, aprende bastante com o programadores para jailbreak. Neste caso vou falar da função do novo iOS 9.3, o Night Shift.

Na sua página a Apple dá-nos a conhecer as funcionalidades e novidades do novo iOS 9.3, entre as quais podemos encontrar o Night Shift. Num artigo anterior , tinha disponibilizado um vídeo onde eram apresentadas as novidades do iOS 9.3, entre as quais o Night Shift.

Antes que comecem a surgir perguntas do gênero:

  • Onde corre o Night Shift?
  • O meu iPhone corre o Night Shift?
  • O Night Shift é compatível com que modelos?

Respondo já: Esta funcionalidade apenas está disponível para dispositivos de 64 bits, o que inclui iPhone 5S e superiores. Na questão dos iPads, o Night Shift  corre no iPad mini 4 e superiores.

 

Originalmente a primeira versão do Night Shift surgiu no Cydia, mas chamava-se f.lux. Em que consistia em optimizar a luminosidade do iPhone/iPad para não cansar os olhos do utilizador. Como podem ver este era um tweak que nasceu com base naquilo que a Apple considerava pirataria.

Alguns estudos dizem que estar na cama com o iPad que excita o utilizador, fazendo-o perder o sono. Pessoalmente não me acontece, mas a Apple pretende ajudar os seus utilizadores a poderem utilizar os seus dispositivos iOS de uma forma mais “saudável”, para isso implementaram esta funcionalidade.

O próprio dispositivo iOS irá reconhecer a nossa geolocalização, para saber além das horas a nossa localização exacta. Dessa forma poderá adaptar a luminosidade e as tonalidades do nosso ecrã sem termos de fazer ajustes manuais ao dispositivo. Basicamente o que o Night Shift faz é retirar a luz mais intensa do ecrã substituindo-a por cores mais quentes, mais amarelas.

Como configurar o Niht Shift no iOS

  • Definições” seguidamente de “ecrã e brilho
Como configurar o Night Shift no iOS
Como configurar o Night Shift no iOS
  • Para activarem de forma imediata o recurso Night Shift activem a opção “Redução de Luz Azul“. Ao activar esta opção vai perceber que o ecrã ficou imediatamente mais amarelo.
Como configurar o Night Shift no iOS
Como configurar o Night Shift no iOS
  • Vamos entrar agora na opção de “Agendamento
Como configurar o Night Shift no iOS
Como configurar o Night Shift no iOS
  • Dentro da opção anterior vamos encontrar as seguintes opções, Inactivo, Do nascer ao por do sol e Agenda personalizada. Os nomes das opções são bem intuitivas portanto é só seleccionar a que pretendemos.
Como configurar o Night Shift no iOS
Como configurar o Night Shift no iOS
  • Voltando ao ecrã anterior, o utilizador ainda pode definir que tipo de cor pretende ter no ecrã quando activa esta funcionalidade. Temos a opção “Cooler” e a opção “Warmer“. A opção Cooler significa que o ecrã irá ficar com uma tonalidade mais azulada, mais frio. A segunda opção a Warmer vai “aquecer” o visor com uma luz mais amarelada.
configurar night shift o futuro é mac
Como configurar o Night Shift no iOS

 

 

 

 

 

4 comentários sobre “O que é o Night Shift? Como configurar?

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s