img_0707

A LG vai matar o Touch ID da Apple

Aquilo que era quase ficção científica até a 4 ou 5 anos atrás agora é pura realidade e do mais banal possível, os leitores biometricos nos smartphones são quase um pré requisito nos topos de gama.

Entre leitores de impressões digitais e leitores dos nossos dados biometricos, os smartphones e os dispositivos wearables são capazes de reconhecer o nosso estado de saúde, vá ainda não muito aprofundados mas já possuem essas capacidades.

Mas vamos falar dos leitores de impressões digitais, todos estamos familiarizados com o Touch ID da Apple, aquilo que nos permite efectuar o desbloqueio e até efectuar pagamentos on-line apenas com a nossa impressão digital. Já achamos isso fantástico, e neste momento é algo super comum em alguns smartphones de algumas marcas, mas para o fazermos obrigatoriamente um espaço dos smartphones tem de ficar reservado para esse tipo de leitor. Por exemplo, nos iPhones esse leitor está localizado na parte inferior do ecrã, e no Nexus da Google esse leitor encontra-se na traseira permitindo assim que toda a parte frontal do dispositivo seja reservada para o ecrã.

E se fosse possível ler a nossa impressão digital apenas pousando o nosso dedo no ecrã? A LG está a trabalhar nesse sistema, poder efectuar a leitura da impressão digital através do próprio vidro do dispositivo.

Este sistema inovador desenvolvido pela empresa coreana vai permitir que o utilizador, apenas com um toque no ecrã consiga ter a sua impressão digital reconhecida.

Um módulo ultrafino de apenas 0.03 mm, será aplicado directamente no ecrã do smartphone e aí, como referi será possível em qualquer parte do ecrã efectuar a leitura da impressão digital do utilizador.

Mais quais são os benefícios disto?

Para começar, não existindo necessidade de reservar um espaço única e exclusivamente para o leitor de impressões digitais, podemos comecar a ter novos designs de dispositivos. Haverá mais liberdade se assim se pode dizer, para redesenhar os conceitos comuns a que estamos habituados a ver.

Em principio está tecnologia apenas estará disponível no mercado daqui a um ano, ou seja lá para o segundo trimestre de 2017. Mas se a concorrência for forte será que ainda conseguimos ver este leitor de impressões digitais no ecrã do dispositivo no LG G6?

Será que com o lançamento desta tecnologia a Apple irá retaliar com algo ainda mais inovador? Bem, deu alguém das formas o iPhone 7 está quase aí a porta e ainda desconhecemos todas as novidades que se avisinham.

Ainda não existem informações sobre quais vão ser os primeiros aparelhos a receber a novidade. Mesmo assim, rumores recebidos pelos Korea Times afirmam que deve ser possível vermos novidades efetivas dentro de um ano. Será que isso será instalado no LG G6 ou teremos que esperar outros dispositivos para conhecer a tecnologia?

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s