Macbook Pro 2016 Martin Hajek Pedro Topete Apple Blog Portugal (1)

Touch ID no botão power do novo MacBook Pro de 2016?

A tecnologia de leitura de impressões digitais já não é novidade nos smartphones, e até mesmo em alguns portáteis. Já se especulava que a Apple fosse implementar esta tecnologia nos seus Macs, pois até ao momento só é possível encontrar a mesma nos dispositivos iOS.

O público anseia por novidades, e este ano é esperado o lançamento de um novo MacBook Pro para renovar a plataforma da família Apple.

Como sempre acontece no mundo da Apple, as fontes nunca são identificadas quando existe uma fuga de informação mais “sensível” se assim se pôde considerar. Ora então vejamos, quais as novidades conhecidas até ao momento que podem fazer parte da renovação do novo MacBook Pro de 2016?

  • Uma barra OLED sensível ao toque no topo do teclado. Esta barra poderá apresentar informações relevantes ao utilizador sobre o que está a acontecer no momento. Por exemplo, pode aparecer a informação de que música se encontra a ser reproduzida no iTunes, e quem sabe mudar de faixa musical apenas com um toque. Essa barra OLED pode ainda servir para passar os e-mails que estão a “cair”, as notificações das redes sociais, pode até vir a substituir a famosa doca que por defeito nos surge sempr na parte inferior do ecrã.
  • Touch ID no botão de ligar e desligar (power). Tal como vemos nos iPhones e nos modelos mais recentes dos iPads, a função Touch ID é uma mais valia em segurança de dados pessoais e optimiza a velocidade de desbloqueio do dispositivo. Sempre que temos de introduzir o código de segurança do iPhone ou do IPad manualmente “perdemos” preciosos segundos. Esse tempo pode ser recuperado se utilizarmos o Touch ID para desbloquear o dispositivo e agora essa tecnologia pode estar a chegar aos MacBook Pro da próxima geração.

Quais as vantagens de ter um Touch ID no próprio Mac?

Recordam-se que com o novo sistema operativo da Apple, o macOS Sierra veio o pagamento com Touch ID? Pois, para ele funcionar a 100% é necessário ter dois dispositivos, um Mac com o sistema operativo macOS Sierra é um iPhkne ou iPad com Touch ID.

A implementação do leitor de impressões digitais no Mac vinha facilitar em muito a vida dos utilizadores. Por exemplo nas compras online, deixa de ser necessário os dois dispositivos, o próprio computador iria aceitar a leitura do dedo para confirmação de pagamento. Este é apenas um dos pontos, o segundo seria mais segurança para o próprio computador assim como para o utilizador.

Macbook Pro 2016 Martin Hajek Pedro Topete Apple Blog Portugal (2)
Um dos fantásticos conceito de Martin Hajek para o MacBook Pro de 2016

Imaginam a facilidade que seria poder aceder ao computador, e até desbloquear o mesmo, apenas com um toque suave tal como vemos nos dispositivos iOS? Não é imaginação, pode mesmo vir a ser uma realidade. Os rumores estão a surgir, e como sabem os rumores costumam ter sempre uma pontinha de verdade.

Para além daquilo que podem encontrar acima é esperado que os novos MacBooks Pro venham com porta(s) USB-C com suporte para Thunderbolt 3.

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s