Uber Volvo XC90 autónomo inteligente Pedro Topete Apple Blog Portugal

Uber e Volvo com veiculos autónomos nas estradas no final deste mês

Juntamente com a Volvo a Uber irá começar a colocar nas estradas os seus carros autónomos já no fim deste mês.

Táxis inteligentes, ou com piloto automático como preferirem serão uma realidade no fim deste mês de Agosto nas estradas de Pittsburgh.

Aquilo que se pensava estar a anos de distância, rapidamente se vai tornar uma realidade. Especula-se que a Uber tenha investido cerca de 265 milhões de euros neste projecto, e com este investimento superou os carros inteligentes da Google, dos quais já aguardamos há muito tempo.

A marca Sueca (Volvo) irá disponibilizar o modelo XC90 como veiculo de testes. Os clientes podem usufruir da sensação de serem conduzidos por um carro inteligente, mas ao mesmo tempo estarão em segurança, pois toda a viagem será acompanhada por um “analista” se assim se pode chamar.

Esse “analista” irá tomar notas durante o percurso para poderem afinar e aprimorar as versões finais dos veículos autónomos.

Na minha opinião isto acaba também por ser uma boa estratégia de marketing. Pois assim os clientes do serviço vão poder usufruir daquilo que algumas das mais conceituadas marcas já nos estão a prometer mas até ao momento não vimos nada no mercado.

Acredito que muitos vão solicitar o serviço apenas para experimentarem a sensação de serem conduzidos por um carro inteligente. Mas todos os passageiros que optarem por este serviço nestes veículos não terão de pagar pela viagem.

Os modelos Volvo XC90 utilizados pela Uber vão ser equipados com câmaras, GPS, lasers e radar, tudo para ajudar a que a viagem decorra sem qualquer ocorrência desnecessária.

A Uber e a Volvo assinaram um contrato entre ambas, para que com os 300 milhões de dólares “prometidos” para o projecto consigam colocar no mercado já em 2021 carros 100% independentes e autónomos sem precisarem de um “supervisor” no seu interior.

Esta data irá coincidir com o suposto lançamento do carro da Apple que tem como nome de código “Projecto: Titan“.

Mas resumidamente, a Uber conseguiu mais rapidamente aquilo que mais ninguém conseguiu atingir até ao momento. Carros inteligentes a circularem nas estradas e a poderem ser utilizados por pessoas comuns.

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s