iphone virus pegasus atualização de segurança O Futuro É Mac Tiago Peixinho

Nova atualização de segurança da Apple para iOS

A vulnerabilidades de um sistema operativo por vezes ficam perdidas entre as milhares de linhas de código que estes possuem. Perante isto, a Apple viu-se hoje obrigada a lançar uma atualização de segurança para iOS inesperada para tratar o assunto.

Peritos na área da segurança identificaram uma ameaça inerente a todos os produtos com sistema iOS 9.3.4 ou anterior. A ameaça consistia num malware criado pela empresa israelita de luta cibernética – NSO Group – com intuitos de atacar alvos de grande importância. O malware, identificado como Pegasus, basicamente era um spyware para o sistema operativo mobile iOS com a capacidade de recolher sons, passwords, ler mensagem, gravar chamadas e seguir outras atividades dos utilizadores.

Através de uma vulnerabilidade de três conhecidas no iOS 9.3.4 e que foram apelidadas de Trident, a falha permitia a alguém tomar controlo do iPhone ou iPad com um simples click.

Segundo o vice-presidente da secção de investigação e resposta de segurança da empresa Lookout, Mike Murray, a vulnerabilidade do Trident é a primeira que permite um jailbreak remoto de um dispositivo Apple com um click e que apesar de ser conhecida tal possibilidade ainda não haviam sido encontradas provas disso até agora. Também referiu que pessoas mal intencionadas e com recursos tomam as plataformas mobile como um alvo propício para a obtenção de informação dos seus possíveis alvos e que o fazem com bastante frequência.

O fato de a vulnerabilidade já ter pelo menos um mês torna incerto quão disperso foi o efeito e quais os danos que já aconteceram como consequência desta vulnerabilidade

Os investigadores da Lookout e da Citizen Lab trabalharam diretamente com a Apple para a identificação da vulnerabilidade e poderem despachar o lançamento deste patch para fechar a vulnerabilidade resultando assim na nova versão iOS 9.3.5.

De referir que a versão 9.3.4 julgava-se ser a última versão do iOS antes do lançamento oficial do iOS 10 no próximo mês mas perante a perigosidade da situação, leva-nos a recomendar a todos os utilizadores de iOS com versão 9.3.4 ou anterior a proceder à imediata atualização do sistema operativo.

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s