apple-genius-bar-jk-scheinberg-o-futuro-e-mac-tiago-peixinho

Quer ser um Apple Genius? Ter sido um engenheiro de topo na Apple pode não ser suficiente

Em determinadas lojas Apple, por norma existe uma equipa de apoio técnico dedicada – os Apple Geniuses. Para alguns um emprego de sonho, para outros provávelmente um posto fácil de atingir se já se tiver feito parte da empresa, mais especificamente nas equipas de desenvolvimento. Ou não será assim tão fácil?

Genius Bar – um espaço onde procuramos socorro para alguma complicação com os nossos produtos Apple e/ou softwares. Populados pelos Apple Geniuses que estão sempre com uma cara amigável com que nos recebem e condescendentes para com os nossos problemas. Mas será que esta posição idolatrada por muitos terá uma idade limite?

Foi esta temática do envelhecimento no trabalho que foi abordada pelo aclamado jornal The New York Times na edição deste fim-de-semana. Num artigo escrito por Ashton Applewhite é explorada a forma como o estigma para com a idade de alguém pode ser expressa.

Apple Store Opening In BolognaO autor, natural de Brooklyn, recebe o seu apoio técnico não destes ditos ‘génios’ mas de nada mais, nada menos que JK Scheinberg. Scheinberg é uma lenda no que toca ao nível de engenharia na Apple, tendo trabalho durante 21 anos na empresa. É lhe atribuído o mérito de ter mostrado a Steve Jobs a mais-valia de mudar para processadores Intel e que ajudou a que o MacOS corresse nos mesmos.

Em 2008 decidiu-se reformar mas após uma vida recatada entre o campo de golfe e televisão, tomou a decisão de voltar a entrar no mercado de trabalho com o Genius Bar a servir lhe que nem uma luva. Ou pelo menos era o que achava.

Candidatou-se mas qundo chegou à entrevista de grupo notou que era do dobro da idade de qualquer um dos restantes candidatos. Ao sair da entrevista, os três entrevistadores chamaram-o à parte e, segundo Scheinberg, comunicaram lhe que haveriam de o contactar. Tal não aconteceu e Scheinberg não foi contratado.

Agora fica a questão: qual foi  a razão para não ter sido contratado? Experiência profissional não lhe faltava, afinal de conta são 21 anos em Cupertino. Será que eles tinham sequer a noção de quem estava à frente deles? Ou terá sido a idade? Se foi esta última, estamos perante um problema que está a afectar a economia do trabalho em geral e mas em Silicon Valley essa tendência não se tem feito sentir com trabalhadores com quarenta ou mais anos de idade a sentirem uma maior facilidade na hora de procurar um novo emprego. É uma problemática que tem sido averiguada também pelo facto de como é que o envelhecimento dos trabalhadores pode influenciar o local e correspondente mercado de trabalho da tecnologia.

Afinal de contas, a tecnologia já foi outrora considerada uma ocupação para a juventude cresceu desde então com os putos maravilha de 18 anos na área de webdevelopment estarem agora a entrar na terceira década de idade. A constante e crescente presença da tecnologia no nosso dia-a-dia parece que a indústria está em dificuldades em lidar com uma força laboral cada vez mais velha. Porém, o facto destas pessoas terem trabalhado toda a sua vida em tecnologia não pode ser considerado como uma capacidade adquirida ou aprendida mas sim um estilo de vida.

Mesmo que ultrapassados pelas tecnologias, o que estão a trabalhar ou a entrar no mercado de trabalho já se aperceberam de uma coisa – o clima de mudança constante converge em duas opções: adaptar-se ou morrer.

Quanto a Scheinberg, é uma oportunidade perdida em os trabalhadores das lojas Apple de partilhar o espaço de trabalho com o engenheiro a resolver algum problema dos clientes enquanto lhes indicava a melhor forma para dar a solução com determinado problema em mãos. Mas pelos vistos 54 anos, foi refutado para a categoria de “velho demais”.

O novo design que a Apple aplicará às lojas vai por de parte o Genius Bar de maneira a que os “futuros Geniuses” conseguiam uma comunicação mais aberta com o cliente.

No fundo, isto resume-se ao cliente, porque afinal de contas o cliente não quer saber quem, como ou quão velha é a pessoa que irá resolver o seu problema, mas que este seja resolvido o quanto antes.

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s