emoji-request-iphone-o-futuro-e-mac-tiago-peixinho

Emoji Request, uma visão do futuro dos emojis no iPhone

Com cada versão e consequentes updates do iOS recebemos uma série de emojis em quantidade e temáticas variadas. Mas para algumas pessoas isso não é suficiente e querem sempre mais. Uma forma de estarmos a par e de poder votar em futuros emoji é através do website Emoji Request.

Uma das primeiras formas de comunicação escrita foi através da representação por via de símbolos de objectos comuns. A simbologia criada através do signo faz com que a percepção seja compreensível desde que os interlocutores de uma comunicação tenham um meio e uma linguagem comum.

Saltemos para o século XX, mais precisamente para o ano de 1982. Scott Fahlman, da Universidade de Carnegie Mellon foi a primeira pessoa a usar e propor de forma explicita o uso dos emoticons 🙂 e 😦 para a expressão de emoções.

Com a criação do Short Message Service (SMS) nos anos noventa e com o boom dos serviços de messaging e chat de meados a final da década e da web 2.0, o seu crescimento foi exponencial tal como a incremento de variações e emoções expressadas.

Paralelamente, nessa mesma década o Japão assistiu ao nascimento dos emojis. Contudo, engane-se se quem acha que refere-se ao mesmo que um emoticon pois a construção da palavra é “e” (imagem) + “moji” (personagem) sendo que o seu significado original era pictograma. Com a sua inclusão no iOS, a sua expansão e presença tornou-se viral e recorrente.

Tal como a variedade dos emoticons, os emojis têm crescido em número de versão para versão do iOS. Apesar disto, a integração de novos emojis é controlada pelo Unicode Consortium. Para se propor um novo emoji, este deverá respeitar os seguintes factores de inclusão: compatibilidade, nível de uso expectado (frequência e uso para representação diferenciada), distinção da imagem, quão completa é a imagem, se é frequentemente pedida/proposta.

Contudo este processo pode se tornar moroso ou dificultado com os factores de exclusão, podendo mesmo uma proposta ser negada.

É aqui que entra o Emoji Request. Com o objectivo de quebrar barreiras entre todos os utilizadores de emojis e o restrito processo de criação, permitindo que este brainstorm traga ideias e opiniões de futuro ícones.

A partir dos esboços é dada a ideia de como irão parecer mas têm de eventualmente serei traduzidos para uma frase como por exemplo face throwing a kiss. Desta forma as marcas podem têm a liberdade para criar o emoji conforme o design que usam nos respectivos sistemas operativos

Porém, de momento não há possibilidade de fazer upload de uma proposta para votação até porque só as propostas que estejam conforme os factores de seleção é que são apresentados. A melhor forma para proceder ao pedido de um novo design será através do contacto directo com a equipa criativa.

O facto de que uma proposta tenha um elevado número de votos não significa que será automaticamente adicionada à próxima versão do Unicode pois terá de passar pelo respectivo processo de seleção. Contudo, a equipa garante que todos os que atinjam o topo da lista irão ser formalmente pedido para a sua inclusão mas a partir está a cargo da Unicode a sua aprovação e integração oficiais.

 

 

 

Deixar uma opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s